Farinha De Maracujá Para Que Serve E Seus Beneficios

Farinha de maracujá para que serve e seus benefícios

Como usar a farinha de maracujá para os benefícios de nossa saúde ?

Os benefícios da fruta para a saúde já são bem conhecidos, uma delas é a capacidade em diminuir os níveis de açúcar no sangue, favorecendo quem sofre com o diabetes, o segredo do emagrecimento está em sua casca normalmente desprezada, quando transformada em farinha reduz a absorção de gorduras pelo organismo, funcionando como um verdadeiro bloqueador natural de gordura.

A casca do maracujá é rica em pectina, uma fibra totalmente solúvel que funciona em nosso organismo como uma espécie de gel, que impede ou dificulta a absorção de carboidratos e glicose, quanto mais lento esse processo, menos vontade de comer sentimos, promovendo sensação de saciedade por muito mais tempo, a farinha de maracujá ainda age fazendo uma verdadeira “limpeza” no organismo, eliminando diversas toxinas acumuladas, responsáveis em desequilibrar nosso metabolismo e prejudicar o bom funcionamento dos órgãos, a casca ainda possui fibras que são extremamente necessárias para o bom funcionamento do intestino.

farinha de maracujá para emagercer rápido e fácil faça em casa a farinha de maracujá

Seus benefícios não param por aí, a farinha de maracujá ainda é rica em nutrientes como o cálcio que favorece e fortalece a contração muscular e os ossos, ferro, que ajuda na prevenção de anemia, aumenta à energia e a disposição, fósforo que contribui para circulação sanguínea, oxigenação das células, melhora a memória e também deixa os ossos mais firmes e resistentes e vitamina B3 que atua diretamente na produção de hormônios, diminuindo a ansiedade, protegendo a parede do estômago e ainda ajuda no crescimento e desenvolvimento das crianças.

A farinha de maracujá é facilmente encontrada em casas de produtos naturais, embora seja fácil fazê-la em casa, para isso você precisará de seis maracujás, um litro de água e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio ou vinagre. Lave os maracujás e deixe-os de “molho” nessa mistura por 20 minutos, logo após enxágue em água corrente, só então corte a fruta ao meio e retire a polpa, com ela você poderá fazer sucos ou doces, corte a casca em tirinhas e vá colocando-as em uma assadeira, leve ao forno médio durante trinta minutos, espere esfriar e então bata as cascas no liquidificador até obter a farinha, para retirar grânulos maiores, passe pela peneira, guarde a farinha em um recipiente bem tampado.

Ao iniciar a dieta da farinha de maracujá, lembre-se que seu consumo deve ser diário para surtir o efeito desejado, você poderá variar seu consumo, sendo importante ingerir uma colher de sopa de farinha de maracujá antes das três principais refeições ou acrescentá-la em sucos, vitaminas, saladas, sopas e iogurtes.
Agora você já pode emagrecer de forma saudável sem prejudicar o organismo, como a farinha tem ação desintoxicante os nutricionistas recomendam a ingestão de no mínimo dois litros de água e ressaltam ainda a importância de diminuir a ingestão de gorduras e açúcares, cortado excessos a mesa, para que o tratamento a base de farinha de maracujá tenha maior eficácia deve ser aliado a uma dieta equilibrada e a mudanças de hábitos saudáveis, procure fazer uma atividade física vale até a caminhada, dia sim dia não de trinta minutos, o importante é exercitar-se.

A farinha de maracujá faz o corpo absorver menos gordura. ”Ela vira uma fibra gelatinosa, que gruda nas moléculas de gordura e as faz passarem direto pelo sistema digestivo, sem serem absorvidas”, diz a nutricionista Fernanda Machado.

Uma pesquisa de cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e das universidades Federal e Estadual da Paraíba provou que dá pra emagrecer com a farinha sem mudar hábitos alimentares ou fazer exercícios. No estudo, 19 mulheres consumiram 30 g do produto por dia durante dois meses, pouco mais de 1 colher (sopa) diária. Cada uma perdeu quase 2 kg!

Mas atenção: comer a farinha pura pode causar gases. Por isso, misture-a a sucos, vitaminas, bolos ou frutas amassadas. Quem não apreciar o gosto pode comprar a cápsula de fibra de maracujá concentrada. A de 400 mg, quando tomada com um copo de água meia hora antes da refeição, equivale a 2 colheres (sobremesa) da farinha. Se preferir, faça a farinha em casa. É fácil e econômico.

Farinha de maracujá caseira como fazer?

Ingredientes
6 maracujás

Modo de fazer

1. Ponha as frutas de molho por 15 minutos em 1 litro de água com 1 colher (sopa) de água sanitária. Depois, lave-as em água corrente e retire as polpas.

2. Corte as cascas em tiras e leve ao forno médio por meia hora.

3. Após esfriar, bata no liquidificador até virar farinha. Peneire e guarde. Consuma em três meses.

Dica
Faça suco com a polpa.

Postagens Semelhantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.